Blog

Procon/SP notifica WhatsApp sobre a nova política de privacidade
Notícias
Se você tem acesso a internet, com certeza ouviu falar que o aplicativo de mensagens WhatsApp atualizou sua política de privacidade, informando aos usuários que compartilhará, a partir de 08 de fevereiro, dados com o Messenger, Instagram e Facebook, este último empresa dona do aplicativo. Quem não concordar com a mudança, é “convidado” a deixar de usar o aplicativo e desligar a conta.
Em razão da sua quase “utilidade pública”, a novidade deve ser alvo do judiciário em breve.
Se antecipando a isso, na data de ontem, 14/01, o Procon/SP notificou o WhatsApp para que este explicasse a sua nova política de privacidade. O órgão de proteção ao consumidor quer que a empresa detalhe o enquadramento da política de privacidade à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e ao CDC – Código de Defesa ao Consumidor.
Vale lembrar, a LGPD dá duas opções para o compartilhamento de dados: o consentimento do titular do dado ou legítimo interesse do controlador. Se for o consentimento, deverá haver a comprovação da expressa e livre manifestação do usuário nesse sentido.
De acordo com o app, poderão ser compartilhados dados como: número de telefone e outros dados registrados na conta; informações sobre o aparelho do telefone (marca, modelo, empresa de telefonia e número de IP); dados sobre a navegabilidade na ferramenta, como tempo de uso e quando o usuário está no modo "online", e fotografia do perfil do usuário.
Fonte: Migalhas.
