Blog

Prova de Vida no INSS volta a ser obrigatória a partir de 01/06/2021

Notícias

Quem não efetivar recadastro poderá ter o benefício suspenso. Confira!

A obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS estava suspensa desde maio de 2020. Aposentados e pensionistas que recebem benefícios da autarquia por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético devem realizar a confirmação do cadastro para continuarem a receber.

Inicialmente, deverão efetuar o cadastro aqueles que não puderam fazê-lo por nenhum outro canal de atendimento durante a pandemia que não o presencial. Esse lote fará a prova de vida através de biometria facial, que pode ser realizada através do aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS. Após efetuar o cadastro, o beneficiário pode consultar o resultado através do Meu INSS.

Os segurados aptos a realizar o procedimento online serão informados via SMS no celular, ou ainda por e-mail ou aplicativo Meu INSS. A autarquia alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, e qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser prontamente desconsiderada.

Além dos aplicativos acima, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos. E, claro, também é possível fazer a prova de vida presencialmente.

Para evitar aglomerações, o INSS elaborou um calendário, iniciando com aqueles que deveriam ter feito a prova de vida em março e abril de 2020, que você confere aqui: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/tira-duvidas-sobre-a-prova-de-vida-do-inss.

Gostou? Essa e outras notícias você encontra em nosso site: www.advbc.com.br.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através de nosso WhatsApp: http://bit.ly/2wLoGGq.

 

 

keyboard_arrow_up Ícone Whatsapp PNG