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Está chegando a Black Friday!

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Saiba os cuidados na hora de aproveitar as ofertas! Confira!

É agora na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, que acontece a Black Friday. Inspirada na cultura estadunidense, a Black Friday se tornou verdeiro evento para o comércio nacional, sendo considerada a segunda maior data para o varejo, atrás somente do Natal.

Tamanha grandesa também tem gerado uma série de problemas e pegadinhas para o consumidor, que deve ficar atento!

As principais dicas para não errar na Black Friday são:

1 - Pesquise antes! Sim, isso é importante porque muitas empresas oferecem um preço com desconto na Black Friday, mas quando você o preço antes da data, era ainda menor. Então, pesquise já! Salve os produtos desejados, tire fotos e compare. Nem sempre aquela promoção vale a pena.

2 - Desconfie de promoções e descontos muito maiores que os valores praticados no mercado. Essa é uma prática comum tanto para fraudes, quando o consumidor compra, mas não recebe o produto, quanto para phishing, uma prática digital para roubo de dados. Para evitar problemas desse tipo, lembre-se de usar a navegação no modo privado e rejeitar os cookies.

3 - Cuidado com promoções com parcelamento! Muitas vezes a oferta é tão chamativa que esquecemos de fazer as contas! O valor da parcela pode até ser atrativo, mas se os juros forem altos, a promoção não vale a pena.

4 - Se for comprar em sites estrangeiros, atente-se para o valor da moeda na conversão e o valor do frete, que, muitas vezes, acaba sendo mais caro do que o próprio produto.

5 - Viu alguma promoção muito atrativa? Pesquise o site antes! Verifique se há reclamações de consumidores insatisfeitos ou se trata de alguma fraude. Reputação digital é tudo! Algumas boas ferramentas são o site do Procon e Reclame Aqui.

6 - Cuidado para pagamentos efetuados fora da plataforma de vendas ou através de sites desconhecidos, principalmente quando o domínio tiver escritos suspeitos, contendo erros de português ou muito longos, por exemplo. A plataforma de vendas não é responsável pelo pagamento realizado fora de seu ambiente virtual.

7 - Não forneça os números do seu cartão de crédito e código de segurança (aqueles três números atrás). Desconfie de qualquer compra realizada através de site e que há contato via WhatsApp pedindo dados e fotos do cartão ou documentos - é uma prática incomum e geralmente ligada a fraudes. Tudo deve ser feito diretamente na plataforma do vendedor.

Lembrando que, para compras feitas online, o que é considerado fora do estabelecimento pelo Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem sete dias para se arrepender e desfazer o negócio, recebendo o dinheiro e devolvendo o produto.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através de nosso site ou WhatsApp: http://bit.ly/2wLoGGq.

Boas compras!

 

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