Blog
Rede social hackeada?
Notícias
Passou os dados para um perfil não verificado; recebeu alguma propaganda com um link suspeito; abriu algum anexo sem procedência... Tudo isso são formas de ter os seus dados roubados e, por consequência, sua conta de rede social hackeada.
Mas, calma! Nem tudo está perdido! Veja o passo-a-passo a seguir!
1º - Se você foi vítima de algum golpe, registre um Boletim de Ocorrências.
2º - Entre em contato com o Suporte da rede social (facilita de abrir por desktop).
3º - Envie uma notificação extrajudicial para a Meta ou Google, donos das redes sociais.
4º - Se ainda assim não conseguir recuperar, ingresse com ação judicial.
Vejamos a seguinte decisão proferida pelo TJSP, em 16/05/2022, que, além de recuperar a conta invadida, ainda arbitrou indenização por danos morais em R$ 10 mil:
CONSUMIDOR. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Instagram. Conta hackeada e perfil invadido. Fortuito interno. A rede social deve zelar pela segurança do ambiente virtual que disponibiliza, a responder objetivamente por eventual defeito. Injustificada demora na solução do problema. Controle retomado apenas após ordem judicial, a revelar a falta de cuidado e o descaso com que o FACEBOOK trata seus consumidores. Defeito do serviço que se identifica na espécie. Não há indícios de uso indevido ou falha nas práticas de segurança por parte da autora. Dano moral caracterizado, também na modalidade in re ipsa. Precedente específico desta Câmara. Teoria do desvio produtivo. Prevalência do risco proveito x quebra da confiança. Indenização de R$ 10.000,00 que, por não representar quantum irrisório nem exorbitante, merece prestígio. Recurso desprovido. (TJ-SP - AC: 11120016720218260100 SP 1112001-67.2021.8.26.0100, Relator: Ferreira da Cruz, Data de Julgamento: 16/05/2022, 28ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 16/05/2022)
Se você passou por isso, fique atento! Em caso de conta invadida, cada minuto é um prejuízo a mais. Portanto, não perca tempo!
Consulte um advogado especialista agora mesmo.